Antibióticos: Como e Onde agem
- Terceiro Cientista
- 27 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Os antibióticos constituem uma classe de medicamentos utilizado para o tratamento de todo tipo de infecção bacteriana. Eles atacam as bactérias sem prejudicar as outras células do nosso organismo. Os antibióticos atacam as bactérias infecciosas presentes no nosso corpo, destruindo a parede celular bacteriana. Eles também agem na inibição do cromossomo das bactérias, impedindo que elas se dupliquem e reproduzam.
Para isso, eles podem imitar as substancias que são usadas pela célula bacteriana para se ligar as enzimas, inibindo a ação delas.
Alguns antibióticos, ainda, modificam a permeabilidade da membrana plasmática nas bactérias ou atuam impossibilitando a síntese proteica bacteriana, impedindo a ação desse agente no nosso organismo.
Vale ressaltar também que, bactericidas tem a função de destruir bactérias enquanto bacteriostáticos de acabar com o mecanismo de reprodução delas.
- Por que devemos seguir a prescrição médica para o uso do antibiótico?
Antes de tudo, é necessária uma consulta ao médico, pois só ele será capaz de analisar se o uso do antibiótico é a melhor opção de tratamento. Algumas doenças, como sinusite e pneumonia, podem ter diferentes causas, uma delas a bactéria. Por isso, nesses casos, os antibióticos são utilizados para o tratamento. Outros exemplos são a otite e a amigdalite, que têm como uma das causas as bactérias. Então, o diagnóstico do médico é muito importante para saber se a doença é causada por uma bactéria e, consequentemente, se o uso do antibiótico será necessário ou não.
Comments