top of page
Buscar

Aves: Características Gerais e Exercícios

  • Foto do escritor: Terceiro Cientista
    Terceiro Cientista
  • 3 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

CLASSE AVES


A classe das aves inclui seres vivos que possuem por característica principal a presença de penas. Essas estruturas são extremamente importantes, pois funcionam como isolante térmico e também são fundamentais para os representantes que voam por proporcionarem uma maior aerodinâmica. Além disso, elas podem ser usadas por algumas espécies como atrativo para o acasalamento.


A respiração das aves é realizada pelos pulmões, que não possuem alvéolos, são formados por vários para-bronquíolos, onde ocorrem as trocas gasosas.



As aves têm bico rígido e devido a ausência de dentes, o alimento não passa por trituração na boca.


O tubo digestivo apresenta algumas adaptações, como presença de papo e de moela (onde o alimento fica um tempo sendo amolecido - papo - e é triturado - moela).


Após passar pelo intestino, as fezes são eliminadas pela cloaca, que faz parte tanto do sistema digestório, quanto do reprodutivo.



As aves são animais ovíparos, ou seja, produzem ovos. A casca é formada por carbonato de cálcio e por ser porosa permite a troca gasosa entre o embrião e o ambiente. A cloaca é o órgão responsável pela postura dos ovos.A fecundação é interna e ocorre antes que o óvulo seja revestido pela casca calcária. No interior do ovo, há membranas protetoras e reservas alimentares na forma de gema e clara.


O cérebro das aves é responsável pela coordenação e pelo equilíbrio sendo bastante volumoso, o que permite a movimentação em três dimensões durante o voo.


Possuem geralmente a visão bastante desenvolvida. Aves marinhas, por exemplo, conseguem ver dentro e fora da água. Aves de rapina são capazes de detectar presas através de sua sensibilidade à luz ultravioleta.


A excreção ocorre por rins, sendo que a principal excreta é o ácido úrico. Possuem sistema nervoso formado por encéfalo e diversos nervos. O sistema sensorial é relativamente bem desenvolvido, pois possuem visão a cores e boa audição. As aves também possuem a siringe, estrutura localizada na traqueia que faz com que o animal tenha a capacidade de produzir sons.


Nesse grupo aparece a característica da homeotermia, ou seja, são capazes de manter a temperatura do corpo constante. As aves não necessitam das variações de temperatura do meio para se manterem aquecidas, uma vez que conseguem produzir calor através do seu metabolismo. As penas, sem dúvidas, foram essenciais para que essa característica surgisse, pois o calor produzido deve ser mantido no corpo através de isolantes.


Esses animais, muitas vezes, são associados ao voo, entretanto, nem todas as aves possuem essa capacidade. Chamamos de ratitas as que não são capazes de voar e de carenatas as que possuem essa habilidade.


Para que o voo aconteça de maneira satisfatória, algumas adaptações surgiram no corpo das aves, como: forma aerodinâmica, asas, penas, ossos pneumáticos, sacos aéreos, quilha, ausência dos dentes e de bexiga urinária (alguns grupos).


Dentre as características citadas, os ossos pneumáticos merecem destaque. Eles são ossos muito porosos que possuem ar em seu interior, inclusive os sacos aéreos aparecem muitas vezes penetrando nesses ossos. Essa característica permite que as aves se tornem mais leves, o que facilita muito o voo.

EXERCÍCIOS AVES:


A: Embrião

B: Cavidade Aminiotica

C: Córion

D: Vitelo

E: Casca

F:Albumina

G: Alantóide

 
 
 

Comments


© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page